Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 véus! E a Dança dos Sete véus!

Dança dos Sete Véus!
Como hj é dia 7, acordei inspirada para escrever sobre 7!
Enfim, são muitas coisas que  são 7: 7 dias da semana , 7 pecados capitais, 7 maravilhas do mundo, 7 portais que Ísis atravessou,  7 cores do arco-íris..... e por aí vai!
Sete é um número sagrado, e a importância esta na astronomia antiga.  Os sete dias da semana vem de homenagem ás sete estrelas errantes ou corpos celestes dinâmicos (Sol e Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno).
O calendário Lunar (utilizado pelos árabes), é composto pelas quatro fases de sete dias da Lua, que compõem os 28 dias do calendário Lunar.
Bem, o que chama de Dança dos Sete véus! Eu sinceramente acho linda, quando bem dançada (isso é óbvio!!).
Sei que não é uma dança folclórica, e não se sabe a origem dela,
Sobre  o trabalho de véus, é mais difundido na Europa e Estados Unidos. Nos países árabes é um acessório não muito usado.
Uma vez a Lulu ministrou uma aula de véus, e a pergunta sobre Dança dos sete véus veio, claro que é preciso criatividade para dançar com os sete véus, não dá para fazer a mesma coisa com os sete.
A música geralmente para vc conseguir utilizar todos os véus tranquilamente deve ser mais Longuinha, de 5 minutos para mais, uns 7 minutos é bom! Como diz a Raiza, uma música de sete minutos, dividida por sete véus, dá um minuto para cada véu
Quanto as cores dos véus, não há regras, por exemplo, nas duas apresentações abaixo, a Jade apresentou com Baid Anak, e todos os véus e a roupa eram da mesma cor.



Jade el Jabel dançando na Khan el Khalili
7 véus com música: Baid Anak







Sasha (Eu)
 apresentação de 7 véus para o espetáculo "Flicts"

Na minha apresentação era especial, foi para um espetáculo, o Flicts, e falava das cores do arco-íris, que era a parte da minha apresentação, por isso dancei com as sete cores do Aro-íris. Pois  “Flicts”é um livrinho infantil que fala de uma cor que procurava seu lugar no mundo, e quando Flicts vai á Lua, e Flicts é a cor da Lua!!!





Adorei fazer essa apresentação!! Foi minha primeira apresentação de sete véus, por isso tenho carinho com ela!


Bjs!!!

Sasha

Nenhum comentário:

Postar um comentário