Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

Aprendendo a dançar Oum Kalsoum

Atualmente decidi estudar músicas da Oum Kalsoum, e sinceramente, não é fácil, não só por exigir da bailarina repertório musical, capacidade técnica, mas por necessitar de boa dose de envolvimento emocional.
No caso de bailarinas que querem trabalhar profissionalmente, creio eu ser de grande valia saber dominar as músicas da Oum Kalsoum, e também terem conhecimento que isso requer tempo de bailarina, digo “bagagem”de aprendizado, tempo de dança e etc
Antigamente eu ouvia as músicas da Oum Kalsoum como “classiconas”, principalmente na minha fase de estudo para a Pre-Selecão da Khan El Khalili.Ainda as vejo como “classicas” mas num nível talvez mais elevado em termos da musicalidade,da tradição, do que significa para o povo egípcio. Acho que depois de estuda-las bem, vc vê que por trás há uma historia, e que o publico tem muito respeito por essas musicas.
Numa das aulas, a Lulu comentou não é clássica, ele é simplesmente  “Oum Kalsoum”, pois só elas dizem por si mesmas!
Talvez a maturidade tenha me dado essa percepção de profundidade emocional!
Lembro que pouco antes de começar minhas aulas com a Lulu, eu a vi dançando “El Hob Koulo”, e na época nem me passava pela cabeça que aquilo era Oum Kalsoum. Estudei depois essa apresentação da Lulu, primeiramente o que me interessava nessa apresenatação era a técnica de dança oriental (na época eu não tinha acesso a material de estudo, eu ficava a mercê do destino).
Depois de um tempo “reestudei” ( estudar de novo é um dos hábitos que acho essencial em qualquer bailarina que quer melhorar) essa apresentação da Lulu, ela não ta no youtube, é do meu acervo pessoal mesmo. 
Mas para que quer começar a estudar Oum Kalsoum, há vídeos de boas bailarinas no youtube dançando músicas da Oum Kalsoum. Abaixo algumas que utilizo para estudo.

Lucy - Lissa Fáker - uma das apresentações favoritas minhas para estudo.

Souheir Zaky dançando Lissa Fákir





Souheir Zaky dançando Leilei El Hob





Sahra Saeda dançando Baid Annak



Jade el Jabel dançando Daret Al Ayam


Depois de um tempo (meio Longo até) de laboratório, decidi colocar em pratica. 
Minha primeira apresentação da qual tenho registro é Fakkarouni. Estava sim nervosa nessa apresentação (como em todas, sempre tem que ter o friozinhio na barriga, se não fica sem graça),  mas essa era especial, decidi dançar para a turma de formação da Lulu por ser um dia especial, era aniversário da minha irmã (a fofa que posta meus vídeos, cuida da minha vida on line, - eu não sei mexer com tudo ainda, rsrsrs, e além de tudo ela é meu orgulho, esta estudando para o Selo da Lulu).
Entáo, essa apresentação além de ser a minha primeira Oum kalsoum, era especial.



Fakkarouni



Depois dessa veio Enta Omri, no E- ventre. Que foi verdadeira obra do destino.
Foi a música sorteada, além dela tinha mais 3 músicas Oum Kalsoum (Cocktail Oum Kalsoum, Leilet Hob e Alf Leila Wi Leila).
 E ventre 2010





Ah, e além disso, fica aqui uma apresentação Linda da Aysha no E ventre, com Baid Anak, ela encantou e emocionou a todos!





Obs: essa semana vou publicar o texto da Oum Kalsoum, so não coloquei nesse post pois ficaria muito Longo!




Bjs!!


Sasha Holtz

2 comentários:

  1. Oi Sasha!
    Adorei esse post, a Oum Kalthoum é tudo de bom... acho suas músicas difíceis e que requer um nível técnico muito mais alto mas não só corporal e também da sensibilidade de ler essas verdadeiras preciosidades, o que na minha opinião não é pra qualquer um.
    E adorei os vários vídeos que você postou pois cada bailarina lêem a música a sua maneira, e até sendo a mesma música como a Lucy e a Souher, dá pra ver o sentimento que não é uma dança completamente aleatória como outra qualquer, tem uma coisinha amais.
    Adorei, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. oi Dunia! Então, como vc diz elas tem sim, uma coisinha a mais! Uma coisa que é elas, que é lindo!
    Sem contar que junto com essa "coisinha a mais" vem um monnntte de outra coisas a estudar! rsrsrs
    Quanto mais a gente estuda, mais a gente encontra coisas a estudar!

    Obrigada!!

    Bj!!
    Sasha

    ResponderExcluir