Bem.. semana passada fui pra Valinhos, no Studio de Danças Aida Gamal, fazer aula com o músico e professor Pierre Salloum, fazer aula particular ( leitura música, uma " listinha" de dúvidas, e músicas novas a estudar e saber interpretar).
Adoro estudar, já virou hábito! acho que o crescimento é contínuo, e cada pessoa trabalha ela mesma. No caso de bailarina de dança do ventre, o dançar sempre, estudar música, perguntar pra professores de qualidade, e etc faz parte do crescimento.
Conheço o Pi há anos, e todas as minhas aulas de ritmos, como interpretá-los e etc da espécie foram com ele e com a Munira e a Lulu.
E também fiz aulas com o Jihad, que também é músico, e foram aulas muito importantes no meu crescimento.
Enfim.. pra quem quiser fazer uma aula bacana de musicalidade, conhecimento de ritmos e etc, indico as aulas do Pierre.
Sasha Holtz e Pierre Salloum
(Foto de arquivo pessoal)
Aida Gamal, Sasha Holtz e Pierre Salloum
(Foto de arquivo pessoal)
O Studio fica em Valinhos (interior de Sampa - uma cidade super bonitinha, uma tranquilidade, o bom é que não tem trânsito como em Sampa)
Rua Ulisses Pedroso de Oliveira Filho, 334 (Esquina com a Av. Joaquim Alves Correia)- Nova Suíça
Telefones para aulas e informações: 19 - 3829 - 4359/ 19 - 9798 3688
Olá!!! Bom Dia!!
Hj minha lista de vídeos é de uma bailarina que conheci por vídeos há pouco tempo, mas achei a dança dela Linda.
é a Mercedes Nieto!
Separei alguns videos dela que eu assisti e gostei!! Espero que vcs também gostem!
vídeo 1 - Adoro essa apresentação dela.
Ela usa emendas de uma frase para outra diferentes das usadas aqui no Brasil, até a linha de deslocamento dela é voltada para as diagonais, para as mudanças de direção. As vezes me lembra a Dina (bailarina egípcia) que é mestra em mudanças de direção.
E a segunda apresentação que eu gosto mais! Essa música foi meu tema pessoal de estudo na semana passada! Adoro as idéias um pouco diferentes para véu!
Ela dançando Lisa Fáker
Gosto dessa apresentação dela. Assistir bailarinas interpretando musicas da Oum Kalsoum vem sendo meu estudo de ultimamente, assisto vídeos, ouço várias e várias vezes a música, procuro a tradução e vou dançar eu. Mas gosto de ver como outras bailarinas interpretam, e gostei da forma como ela dança.
Apresentação Baladi
Adoro apresentações assim! Gosto do estilo de dançar balado, gosto bastante, e gostei bastante dela também, quadril molinho, um balady legal pra estudar, as formas como ela interpreta.
Encontrei esse vídeo super fofo, com dicas para quem faz aula de dança do ventre, sobre comportamento em Sala de aula.
O vídeo é do canal de Youtube da Ju Marconato ( que acabou de ter seu primeiro filho, um fofo, é só procurar ela no facebook que vcs encontram)
e tem dicas bem legais!! como fazer com que suas aulas rendam, e vc se sinta bem!!
E se o véu enrosca o que e faço??
então, se vira!!!!
No fundo é mais ou menos isso! rsrsrsrs
Ainda não temos no mercado véus que sabem se desenrolar sozinhos e etc! Se existisse, com certeza estaria todos esgotados!! rsrsrs
Então como isso não existe, somos nós mesmas que domamos ele!!
Uma apresentação de uma bailarina Amiga minha que arrasa, e mesmo ela com tamanha detreza no uso de véus, se enroscou mas conseguiu se "virar" com o véu e terminar sua apresentação!, aliás resolvendo o problema com o véu lindamente!
Enfim...Já aconteceu comigo, mas eu não tenho filmado o mico!! sim... até mesmo já tropecei dançando com Véu Wing, e cai sentada no chão no meio da apresentação! para Tristeza da Raiza eu não filmei essa!
Mas a Amanda tem tamanha sutileza que ela brinca com o véu! Confiram no vídeo!!!
Tenho hj mais um lista de dicas de vídeos!! todos com passos básicos!
Para quem quiser ver o primeiro Combo de passos básicos, clica aqui
Hip Circle ( também conhecido como Redondo Pequeno Equilibrista - em velocidade cadenciada parece um pratinho de equilíbrio mesmo)
Oito para cima e para baixo
Explicação da Suheil, é simples a explicação dela, até o título do vídeo é Oito em pé! é só usar a imaginação! e nunca é difícil é só tentar!
só dica: ela usa o oito para baixo ou oito maia tirando os pés do chão no início e depois vai colocando o calcanhar de volta.
Quem é minha aluna sabe que eu não uso. Não é que é errado, é que eu não uso, e não ensino assim. Sempre tento fazer usando a mecânica dos joelhos desde o começo.
Mãos!!!! Também da Suheil!
achei legal esse vídeo, por que ainda não tinha encontrado um vídeo explicativo disso!
Olá!! Bom Dia!!
Vamos hj falar de ritmos árabes!
Acho o estudo deles em sala de aula ótimo para o crescimento musical, sensibilidade rítmica e muito mais!
Semana passada comecei um estudo com minha turma de sexta-feira, e elas adoraram! Claro que a aula tem que ser preparada, estudada, ter paciência e etc!
Para quem tá começando minha dica, são os vídeos da Saida, bem explicativos. E vamos ao primeiro vídeo: ritmo Maksoum
E dica, além de estudar vídeos, se tiver dúvidas e quiser saber mais procurar uma professora que seja bem legal pra ensinar, e saiba compartilhar ensinamentos!!!
Os posts anteriores tem dicas de vídeos bem bacanas pra estudar em casa, do tipo, "reforço" em casa!
E acreditem, surti efeito siiimmmmm!! Ajuda horrores em aula quem pratica em casa!
vejo por mim mesma, e pelas alunas.
Mesmo pra quem tá começando, separe um tempo no seu dia e treine, nem que seja só 20 minutos, pra vc refazer o que aprendeu na aula, isso ajuda muito.
Quando dançamos com véus,usamos bastante a parte do tronco superior e braços, lembre-se de alongar antes de praticar, e depois de ter dançado, alongar para relaxar a musculatura dos braços, e "desaquecer" o corpo. Sair com o corpo quente no vento ou frio, ou até no calorão faz mal á saúde.
Os "não consigo" ás vezes passa pela cabeça das alunas, mas aviso, é só treinar que consegue sim! e Com o tempo, vem a habilidade, e os truques ou "pulo do gato" acontecem!rsrsr
Olá!! Bom Dia!!!! Hj divido com vs a entrevista que a Bruna Proença concedeu ao Blog! Ela é bailarina, faz aulas na Sheilas Ballet em Sorocaba, e nesse ano participou do elenco de sapateado da minissérie "Dercy de Verdade" da Rede Globo. Aqui elas nos conta como foi a experiência, conhecimentos adquiridos e um pouco mais!!
1 - Vc faz ballet e sapateado desde pequena?? com quantos anos começou?? quem foram seus professores??
R: Sim! Comecei a fazer ballet aos 2 anos e meio, já o sapateado comecei aos quase 4 anos mais ou menos. Ao longo destes anos, já fiz vários cursos e pude ter experiências com professores nacionais e internacionais. Atualmente faço aulas na Academia Sheila's Ballet.
2 - Vc participou da Minissérie Dercy na Rede Globo no início desse ano.Como foi o processo de seleção??
R: A primeira fase foi através de e-mail com foto e algumas informações, já a segunda etapa foi uma audição lá no Rio de Janeiro, aonde seria feita a seleção final do elenco.
3- Qual foi a sensação de integrar o grupo?? de ser chamada para participar??
R: Foi uma sensação incrível abrir meu e-mail e ler que eu havia sido aprovada na audição!! Foi uma felicidade imensa!!!!
4 - como foi o processo na Rede Globo?? Ensaios?? Montagem de coreografia, quem foi o coreógrafo, em quanto tempo estava tudo pronto?? como foi a gravação??
R: Nós, do sapateado, tivemos 5 horas de ensaio durante 6 dias e a coreografia foi elaborada pela Kika Sampaio juntamente com o Caio Nunes. Foi um processo muito legal a montagem dela, o clima era muito gostoso entre todos que estavam participando e conseguimos um resultado maravilhoso no tempo que tivemos! Ao final do quarto dia, mais ou menos, a coreografia já estava pronta e só tivemos que fazer alguns pequenos ajustes na hora da gravação devido ao cenário. A gravação foi feita no sétimo dia durante algumas horas até que todos os ângulos, pedidos pelo diretor Jorge Fernando, tivessem sido gravados e depois, com a gravação concluída, também participamos da Coletiva de Imprensa.
5 - Qual foi a sensação de participar de uma minisserie da Globo?? de se ver na Telinha??
R: Foi uma sensação maravilhosa poder ver o resultado de anos de dedicação com a conquista de um trabalho muito legal como este, no qual tive imenso prazer de participar e que me fez orgulhar pessoas especiais pra mim e que me apoiam muito. Na hora em que assisti a coreografia no capítulo da minissérie, fiquei emocionada e feliz demais, além de imensamente grata e realizada!!!
6 - Qual o ramo que vc deseja seguir, o de musicais como esse que participou?? ou algum outro??
R: Sim, pretendo continuar buscando essa área. Hoje em dia faço faculdade além de dançar, mas a dança continua sendo o meu foco principal.. Quando a gente realmente gosta do que faz, não há como parar de uma hora pra outra. A dança faz parte de mim.
7 - Qual a dica que vc dá para aqueles que pensam em seguir carreira na dança, em apresentações??
R: Acho que a dedicação é algo fundamental pra qualquer coisa que queremos fazer bem em nossas vidas. Fazer muitas aulas, ouvir os conselhos de seus professores e buscar, ir atrás das suas metas sempre com muita humildade e gratidão à todos que te ajudam a crescer, que estão ao seu lado.
Bruna !!! Obrigada pela entrevista!! Muito sucesso pra vc!!!!
Olá!!!! Bom Dia!!
Esse post esta sendo preparado desde semana passada! eu havia esquecido de colocar pra vcs, mas tudo bem,. agora esta aqui!
A Esmeralda, bailarina brasileira, com carreira Internacional, está atualmente em Turnê, e volta ao Brasil em maio.
Durante a viagem dela, ela fez um diário de bordo, mostrando como é a vida lá (Tunísia) , incluindo visitas turísticas, comida, passeios e etc! Vale a pena conferir!!
Olá!!! o video acima fica como dica de Taksim! De estudo, para assistir, dicas de execução, e etc
Adorei o trabalho da Michelli nesse vídeo!
Para quem quiser saber mais sobre Taksim, há mais esse post aqui, sobre tremido para Taksim; e esse aqui, da Dina (bailairna egípcia) dançando um Taksim!
Olá!! Bom Dia!!
Indicação de vídeos da semana. combo de passos básicos de dança do ventre.
Muita gente pergunta onde encontrar vídeos com explicações fáceis para poder estudar em casa, e não esquecer, principalmente quem tá começando agora as aulas.
Encontrei alguns videos bons no Youtube, abaixo alguns dos selecionados.
Básico Egípcio
Obs: a explicação não está em português, mas a linguagem da dança é universal, segue o vídeo que consegue!